Brasil PlayForever RPG
Seja Bem-Vindo(a) ao fórum do Brasil PlayForever

Conecte-se ou crie uma conta agora mesmo para que tenha acesso a todo o conteúdo bacana que nós disponibilizamos.

Desde já agradecemos sua visita.

Equipe
Brasil PlayForever

Participe do fórum, é rápido e fácil

Brasil PlayForever RPG
Seja Bem-Vindo(a) ao fórum do Brasil PlayForever

Conecte-se ou crie uma conta agora mesmo para que tenha acesso a todo o conteúdo bacana que nós disponibilizamos.

Desde já agradecemos sua visita.

Equipe
Brasil PlayForever
Brasil PlayForever RPG
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Raphael_Santos
Raphael_Santos
⇨ Fundador do servidor
⇨ Fundador do servidor
Warns :
O fim do BPF, by raphael_santos Left_bar_bleue0 / 9990 / 999O fim do BPF, by raphael_santos Right_bar_bleue

O fim do BPF, by raphael_santos Empty O fim do BPF, by raphael_santos

31/12/2018, 2:56 am
Reputação da mensagem: 88% (8 votos)
É galera.... Infelizmente chegou o dia em que fecharemos as portas, tentarei ser objetivo neste tópico.

Pois então...

O BPF foi criado em 2009 por uma pura vontade de jogar com os amigos  de um servidor que joguei e que tinha acabado de fechar as portas, e como todos sabem tomamos grandes proporções, tanto que duramos quase 10 anos no ar.

O motivo do fechamento do servidor em grande parte é que não temos mais jogadores suficientes, não temos mais estrutura de pessoas para tocar para frente e também não temos mais receita, SA-MP falindo, xiters. Por partes...

O servidor vem diminuindo sua quantidade de players desde 2013/2014 quando teve seu auge, vários motivos levaram a este acontecimento, sendo eles a falta de cuidado da nossa parte com a administração, helpers e atualizações, decisões erradas, surgimento de vários outros jogos e outros servidores de SA-MP, falta de atualizações, regras que engessam a jogabilidade, gamemode não atendendo as espectativas de novos jogadores e várias outras coisas menores.

Não temos mais um programador, eu e o Pedrão não estamos ativos o suficiente para dar a atenção necessária ao servidor, equipe administrativa relativamente fraca e desmotivada, falta de recursos para investir. E também nosso único programador além de mim, definitivamente se desligou das suas atividades sem grandes possibilidades de volta, fazendo com que as probabilidades de ter esse pessoal engajado para reerguer o servidor diminuam a níveis alarmantes.

A muitos meses temos receita que não pagam nem mesmo seus custos, assim arcando eu e o Pedrão com os prejuizos uma vez que somos sócios. Já faz bastante tempo (salvo alguns meses) que o servidor dá prejuízo financeiro de um custo relativamente alto. Até 2017 dava para tirar algum lucro, não que fosse algo expressivo ou que desse para alguém se manter financeiramente com o dinheiro do servidor. A verdade é que mesmo em sua época de glória o BPF nunca teve dinheiro para manter uma equipe, investir em novas tecnologias. Os custos de hospedagem eram muito altos quando tínhamos mais de 150 players online, sem falar em toda proteção contra ataques DDOS que pagávamos apenas para que invejosos não conseguissem acabar com o servidor (e acreditem, tentaram muito forte, O BPF já sofreu ataques de nível global e se não fosse os esforços de profissionais que trabalhavam nas hospedagens na época, não teria como fazer o servidor ficar online. Só que isto custava muito caro, mas nas épocas de vacas gordas, o que ganhávamos era suficiente para manter tudo e ainda tirar um dinheiro suficiente para um jovem solteiro, desempregado ter uma vida sem luxos, mas ainda sim viver bem. Acontece que as pessoas crescem, comecei isso quando eu tinha 16 anos e hoje com 26, casado as coisas mudam completamente, me forçando à procurar outras fontes de renda (emprego) e reduzindo drásticamente minha disponibilidade para com o BPF. Na verdade o fato de eu não trabalhar mais no BPF foi o principal fator de tudo ter saído do controle e não ser mais possível termos atualizações. Sim o Enfermeiro e o Pedrão deram uma ajuda do casa do chapéu em 2017 e 2018 e eles podem ter a certeza de que eles colaboraram bastante para que não fechassemos ainda em 2017 pois a situação já estava muito feia nesta época.

Pedrão se tornou meu sócio no BPF, ele não comprou, eu abri a sociedade com ele para que ele pudesse trabalhar no BPF, simplesmente sem ele, não teria como passar de 2017 com o BPF, era uma época em que meu tempo era ZERO e ele soube lidar com tudo que ele podia. Eu precisava muito dele para fazer o BPF durar mais tempo pois desde 2016 eu já sabia que este dia iria chegar.

O próprio SA-MP está falindo, se for visto históricos, é possível ver que a quantidade de players se reduziu para menos de 6x o que já foi, eles também não lucram como antes e a prova disso é a falta de atualização deles (última atualização em 2015), o que me faz crer que se nem eles acreditam mais na plataforma que eles proporcionam, é que a coisa só iria piorar. O descaso do SA-MP com atualizações foi imenso, falta muita estrutura ainda para que o SA-MP pudesse ajudar os próprios servidores à detectar e se proteger contra xiters e ataques hackers.

Muitos servidores Brasileiros hoje tem bem mais estrutura do que o BPF para crescer, e graças as suas conquistas estes ainda vão sobreviver por muito tempo, mas no caso do BPF seria necessário uma mudança muito grande em TUDO para que pudessemos voltar a competir entre os maiores, quando eu digo TUDO é TUDO MESSSMO. Gamemode, como funciona o servidor, denúncias, banimentos, regras, sistemas auxiliares para a administração, proteção contra xiters e inclusive até o modo como a mecânica do jogo funciona e aí onde mora o principal problema... Os players do BPF jamais aceitariam tais mudanças tão cedo, muitos inclusive parariam de jogar por estar "diferente demais". O que é legal para um player novo, pode ser uma bosnia para quem já está acostumado com algo. Disso eu já sei muito bem.

Esses fatores me levam a crer que o BPF não tem como mais existir sem um programdor, sem a ajuda da plataforma do SA-MP, sem um dono realmente ativo e engajado, sem investimento e sem o apoio total dos players.... Muitos podem até dizer (aaa raphael nós players apoiamos em tudo, e a verdade é que não. Basta fazer pequenas alterações que o famoso "choro" começa, a verdade é que o modo que o BPF funciona é o seguinte... Para conseguir se divertir, você precisa da colaboração dos demais, se entra algum avacalhador na jogada, isso desmorona tudo. É só olhar a área de denúncias, revisões de ban para comprovar o que estou falando. O BPF gera muito ódio entre os jogadores, esse ódio é alimentado pelas amizades de um lado tentando ferrar com as amizades de outro lado, sempre foi assim e isso não dá para mudar, só criando algo totalmente novo pouco parecido com o modelo atual.
O membro de algum 'clã' faz alguma mercadoria no jogo ou usa xiter, seus amigos vão defendê-lo até o fim, mesmo sabendo que os mesmos estão errados, o outro lado sempre irá tentar ferrar de maneira equivalente ou pior a outra parte e isso literalmente não tem fim. Já tive que mediar por vários meios (telefone, whatsapp, tópicos no fórum, facebook, email) tais conflitos, já vi pessoas ameaçando as outras, brigas entre família, pessoas chorando e até crimes virtuais acontecendo, tudo isso por conta de um jogo. Aí eu me pergunto, será que ver tudo isso, passar por tudo isso vale a pena para ter alguns momentos de diversão? Eu duvido que exista algum player que nunca passou raiva por causa do servidor, quando eu digo raiva é raiva mesmo e não apenas o famoso RAGE QUIT, por uma revisão mal resolvida, por uma denúncia mal resolvida, por algum player ter forjado algo, por alguém ter feito alguma filhadaputagem qualquer para fazer outro player se ferrar aqui. (No momento que escrevo isto eu me lembrei de casos graves que já aconteceram aqui e que com ctz não vale a pena expor ninguém. Fácilmente daria para prender umas 20 pessoas apenas pelas coisas que elas já fizeram na internet utilizando o BPF. Eu mesmo já fui ameaçado de processo diversas vezes por causa de um player fazendo mercadoria com o outro, e nos tempos de internet que vivemos onde há uma polarização política total, é daqui para ali para alguém fazer um comentário ou atitude preconceituosa, isso se espalhar na internet e advinha quem iria se (censurado) legal com isso? É.... eu. Por que isso aqui é literalmente algo criado num quarto, sem nenhum tipo de profissionalismo ou termo de serviço, legalmente qualquer mercadoria que alguém faça aqui pode se tornar algo contra os responsáveis pelo jogo e eu não estou afim de passar algum aperto jurídico por causa de algo que alguma criança fez com outra.

Outro fator que colabora para minha decisão de fechar o BPF é... Não da mais para mim. Mesmo tendo excelentes momentos bons, gerir isso aqui dá muita dor de cabeça, e eu só tive noção do problema em que eu estava, quando eu já não participava mais no BPF. Lembro que eu acordei várias vezes de mádrugada assustado por algum pesadelo de alguém ter avacalhado o BPF, teve épocas em que eu não saía do quarto, fiquei sabendo que alguns amigos achavam que eu era louco, pois realmente eu dava todos os sinais de um louco, só quem estava bem próximo de mim, sabia de tudo o que eu passava, das vezes que chorei, briguei com alguém ou que estive na BAD total. Hoje, por fora, eu vejo o quanto estar próximo do BPF me fazia mal de algum modo, mesmo sendo minha fonte de renda, era difícil ter algum tipo de vontade de logar para resolver algo, é tipo ligar a TV no noticiário, quase nunca tem algo bom, só tem coisa ruim acontecendo e muitas das vezes essas coisas dependiam de mim para resolvê-las. Isso desgasta o ser humano, faz a pessoa ficar presa em algo que em teoria ela tem controle total, mas que não pode fazer muita coisa. Eu julgo que o BPF precisaria de no mínimo 3 pessoas trabalhando suas 6 horas por dia só para algo funcionar bem aqui, seja no jogo ou no fórum, realmente é muito trabalho, muita rotatividade de jogadores, já chegamos no dia em que registramos mais de 1000 contas no jogo, dessas eu poderia garantir que pelo menos 90% eram jogadores reais, que entraram, viram que era um jogo extremamente complicado de jogar e saíram fora.

Outro fator que me leva a tomar tal decisão é que não aguento mais ter brigas com as pessoas que gosto por causa do servidor, muita gente realmente não entenderia como as coisas acontecem no backstage, quantas brigas eu já tive com familiares por causa do servidor. E realmente, não dá para se manter em conflito com a família por causa de um jogo que já teve seus momentos de glória e sucesso.

Eu falhei bastante em não ter levado isso aqui a um patamar um pouco mais sério, tornar isso algo mais profissional, mas alguma coisa sempre me disse que isso nunca poderia ser algo profissional, e que o dia em que isso se tornasse algo mais bem elaborado eu teria problemas com alguma empresa grande que proporciona a existência do SA-MP (prefiro não entrar em detalhes sobre isso, pois é sério).

Agradeço ao meu principal concorrente e também amigo Rodrigo Vilhena que é um ex jogador do BPF e também criador do Brasil PlayGames, ele foi um excelente concorrente, nos ajudamos bastante, sempre compartilhamos experiências e também bons momentos mesmo sendo concorrentes diretos. Você também é um cara foda e te desejo muito sucesso na sua nova carreira como DJ.

Agradeço também a minha esposa Sabrina por sempre estar do meu lado e me ajudar bastante nas coisas do BPF, mesmo que seja apenas me acalmar, ela ajudou muito aqui no BPF principalmente na parte de helpers e me ajudar a ser um ser humano cada vez melhor mediando os conflitos que eu não era capaz de resolver. Eu te amo e você com ctz é a melhor coisa que o BPF me trouxe.

Peço sinceras desculpas aos players, a STAFF e para todos aqueles que derramaram algum suor pelo BPF e hoje está no final da sua vida.
Peço desculpas principalmente ao Pedrão pois o mesmo demonstrou soluções para que o servidor não fechasse tão breve, soluções essas que eu acredito que iriam apenas postergar este momento de fechar o servidor.
Agora falando de forma breve, o GM... Sim eu falhei bastante em não ter dado as atualizações necessárias e falhei também em não ter preparado uma estrutura para que várias pessoas pudessem colaborar com o desenvolvimento do mesmo, é um código que hoje conta com mais de 100 mil linhas, criadas apenas por mim e pelo enfermeiro. E dado o histórico do SA-MP, TODOS os servidores que confiaram demais em pessoas para programa-los, acabaram se dando mal e com GM e dados de jogadores vazados na internet, fazendo com que estes tenham que fechar as portas depois de algum tempo. Vocês podem até pensar que é besteira da minha parte, mas ver algo que você trabalhou, indo de forma totalmente humilhante para a internet por causa de uma briguinha entre programador e dono do servidor, não é nada legal e eu prefiro fechar isso do que dormir pensando na possibilidade disso acontecer. O Enfermeiro é a única pessoa além de mim que teve acesso ao código do BPF e eu confio muito na sua pessoa e não foi fácil para mim confiar nele algo tão precioso para mim, mas confiei e não me arrependo. O Pedrão me apresentou outro nome para poder programar o BPF, eu nem conheço direito tal pessoa, ela nunca fez nada que me fizesse desconfiar dela, mas seria um risco a correr e que eu não estava disposto. Agradeço peço desculpas a essa pessoa por ela ter se disposto a ajudar neste momento, e as desculpas é por não me sentir confortável em passar o GM para ela programar, não dependia dessa pessoa, dependia de mim. É algo que eu não estou preparado, até porquê eu nem teria mais tempo para ensinar a ela como funciona as coisas no BPF, pois tem muita coisa aqui que eu fiz "mal feito" por falta de conhecimento ou por experiência, e qualquer cagada pode gerar grandes dores de cabeça.

Passado toda essa BAD que escrevi aí em cima, eu levo comigo excelentes pessoas, momentos, conversas, meu casamento com a Sabrina (que para quem não sabe eu a conheci aqui no BPF em 2011). Essas coisas boas eu levarei comigo para o resto da minha vida, e espero que ainda sobre algo do BPF na internet como vídeos e até mesmo este fórum para que eu mostre para os meus filhos, porque eu realmente me orgulho do que vocês construíram junto comigo nesses últimos 10 anos no SA-MP. Nós fomos fodas pra casa do chapéu várias vezes, fomos inovadores, fomos inspiração para outros servidores, fomos o local onde muitas pessoas se relacionaram de diversas formas, sejam elas por amizade, namoros, casamentos e até filhos gerados de casais que se conheceram no BPF (Bjo Ane, Lucas e Isaac). Tem muita coisa boa que já aconteceu aqui no BPF, muitos de vocês se viciaram num jogo como nunca irão se viciar em algum outro, pois o que move o BPF é realmente os relacionamentos que eles proporcionam. Vários jogadores muito adorados vieram a falecer nestes 10 anos e todos eles tiveram algum tópico aqui no fórum lamentando sua partida.

Tenho certeza que neste texto faltou falar muita coisa, eu sinceramente peço desculpas a todos vocês por tudo que deixei a desejar, em especial aos que tiveram comigo na STAFF do BPF e que deram o sangue e passaram raiva para que outros pudessem se divertir aqui. Sei que neste tópico haverá gente vindo aqui dar risada por que fechamos, mais aí eu pergunto, o que essas pessoas fizeram na vida para que tenha pelo 10% da relevância que o BPF já teve em seus mais de 40 mil jogadores registrados no fórum ou de suas mais de 1 milhão de contas registradas, sua inovação trazida à um game online e a mudança na vida de várias pessoas como isso aqui trouxe.

O servidor será fechado provávelmente dia 3 de janeiro data limite em que o Host irá ser desligado por falta de pagamento. A decisão de desligar o servidor de maneira abrupta se deu por conta de um desentendimento entre o enfermeiro e o pedrão, assim não temos mais um programador, não temos mais como custear, não tenho mais nem disponibilidade de tempo para passar as coisas para alguém que eu confie e tampouco dinheiro parapagar tal pessoa para programar para nós. Eu queria realmente dizer uma data para fechar muito antes de literalmente fechar as portas, pois sei que alguns iriam se organizar para dar aquela última jogada por aqui, sei que muitos estão de férias e sequer poderão se despedir do servidor, mas infelizmente não temos como mais manter o BPF. É o FIM.

Creio que eu já disse isso, mas com certeza vai faltar muita coisa neste tópico, peço desculpas por isso, ainda tinha muita coisa para explicar, talvez algum dia eu volte aqui para explicar.

Dito isto peço que acompanhem o fórum do servidor por outro endereço, pois o mesmo continuará a existir e em breve o mesmo parará de funcionar pelo endereço www.brasilplayforever.com e passará a responder por www.playforever.forumeiros.com por falta de pagamento se quiserem ver o fórum vejam por este endereço, é o único que tem chances de continuar funcionando até que a forumeiros resolva desligar nosso fórum.

Um feliz 2019 a todos e Obrigado BPF suas lembranças comigo para sempre....
Abraços. by raphael_santos.
Tópico fechado (esta parte é zoeira só para não perder o costume), deixem aqui boas mensagens, screenshots, momentos que passaram por aqui como comentário lá na nossa página no facebook ou no nosso grupo http://fb.com/bpfsamp pois não é possível postar no fórum pois eu coloquei o fórum em modo Férias para que ninguém avacalhe o fórum por conta do seu fim)
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos