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Sugestão para sugestões
21/12/2018, 1:55 pm
Pelo amor de Odin, me ouçam. O modo em que novas coisas são planejadas e implementadas no servidor é uma coisa horrorosa! Razão: Só tem um único scripter! Não dá para deixar tudo na mão dele porque dá problema. O cara é responsável por muita coisa ao mesmo tempo. A parte do planejamento deveria vir de nós players.
Vou citar exemplos para que vocês entendam melhor do que estou falando:
O Enfermeiro decidiu criar a tela de login sozinho, sem consultar ninguém. Fez o papel de designer e programador ao mesmo tempo, mas ele não é designer e não tem tempo o suficiente para estudar as melhores formas de se fazer a tela. O resultado foi aquela bagunça e o tempo gasto desnecessariamente que poderia ser investido em outras coisas.
Como teria sido com essa ideia dos players fazerem o planejamento: O Enfermeiro postaria no fórum que uma nova tela de login precisa ser criada e diria tudo o que ele quer fazer, de forma não detalhada (porque isso é com a gente). Ficaria algo mais ou menos assim: "Preciso de uma tela de login com opções para logar, registrar, discord, créditos, notícias, changelog, recuperar senha e fórum. Aceito sugestões de adição, remoção e alteração das opções.". Os jogadores então se juntariam para discutir qual seria uma boa forma de construir isso. Cada um daria sua sugestão no tópico e poderiam até criar algo em editores de imagem ou via código mesmo. Poderia até considerar uma pequena premiação aos jogadores envolvidos no planejamento do sistema.
Outro exemplo:
"Depois de ler algumas sugestões dos jogadores, me interessei em implementar o emprego de minerador que tanto pediram, mas preciso da ajuda de vocês para planejarmos como deixar esse emprego justo e divertido, além de todo o funcionamento do mesmo (comandos principalmente)."
Os jogadores então iniciariam outra discussão para planejar isso. O scripter colheria essas informações, analisaria cada um dos pontos fracos e fortes, faria da melhor forma possível com base no modelo de projeto entregue por esses jogadores. Enquanto os jogadores trabalham, o scripter terá tempo para muito mais coisas.
Tirar todo esse peso das costas do scripter e entregar nas mãos de quem realmente poderá lidar com isso é o primeiro passo para reconstruirmos o BPF. Isso meio que arruinaria as surpresas das atualizações, mas tem seus lados positivos que citei aqui: Atualizações mais frequentes, menos bugadas, mais divertidas e mais úteis.
Vou citar exemplos para que vocês entendam melhor do que estou falando:
O Enfermeiro decidiu criar a tela de login sozinho, sem consultar ninguém. Fez o papel de designer e programador ao mesmo tempo, mas ele não é designer e não tem tempo o suficiente para estudar as melhores formas de se fazer a tela. O resultado foi aquela bagunça e o tempo gasto desnecessariamente que poderia ser investido em outras coisas.
Como teria sido com essa ideia dos players fazerem o planejamento: O Enfermeiro postaria no fórum que uma nova tela de login precisa ser criada e diria tudo o que ele quer fazer, de forma não detalhada (porque isso é com a gente). Ficaria algo mais ou menos assim: "Preciso de uma tela de login com opções para logar, registrar, discord, créditos, notícias, changelog, recuperar senha e fórum. Aceito sugestões de adição, remoção e alteração das opções.". Os jogadores então se juntariam para discutir qual seria uma boa forma de construir isso. Cada um daria sua sugestão no tópico e poderiam até criar algo em editores de imagem ou via código mesmo. Poderia até considerar uma pequena premiação aos jogadores envolvidos no planejamento do sistema.
Outro exemplo:
"Depois de ler algumas sugestões dos jogadores, me interessei em implementar o emprego de minerador que tanto pediram, mas preciso da ajuda de vocês para planejarmos como deixar esse emprego justo e divertido, além de todo o funcionamento do mesmo (comandos principalmente)."
Os jogadores então iniciariam outra discussão para planejar isso. O scripter colheria essas informações, analisaria cada um dos pontos fracos e fortes, faria da melhor forma possível com base no modelo de projeto entregue por esses jogadores. Enquanto os jogadores trabalham, o scripter terá tempo para muito mais coisas.
Tirar todo esse peso das costas do scripter e entregar nas mãos de quem realmente poderá lidar com isso é o primeiro passo para reconstruirmos o BPF. Isso meio que arruinaria as surpresas das atualizações, mas tem seus lados positivos que citei aqui: Atualizações mais frequentes, menos bugadas, mais divertidas e mais úteis.
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